Pessuali leittori d'il Mangiare!. Antes di ma nadie, io voglio agradezere por tutti la visitti chi fizeran. Chegamos à incribile marca di cen visitti oggi (45 minhas, 40 do Conejetti e mais uma galera que deve ter caído aqui por acaso). Ma che bello! (pqp, poooouta de um italianno!!!)
Pulando a introduzioni imbeccile que eu acabei de fazer, vou deixar todos os tradicionais rodeios de lado e ir direto ao assunto que meu sócio de redação deixou pairando no ar. Mas afinal, que cacet#$% seria isso de ócio criativo? Seria só mais um termo difícil para tentar camuflar os momentos de vagabundagem de todos nós, e classificá-los como um "momento de criatividade"? Ou seria apenas a junção de palavras que não necessariamente se complementam, mas que talvez façam algum sentido quando na mesma frase (obviamente dependendo do ponto de vista)?
Talvez um pouco das duas coisas. Na verdade, o tema pode ser dito até como contraditório, já que, atualmente, em meio à correria do cotidiano profissional de todos nós, acabamos por nos sentir mal em momentos nos quais não estamos produzindo absolutamente nada, e por este mesmo motivo julgamos aqueles que estão em estado ocioso como sendo vagabundos, desleixados, sem-vontade, largados, irresponsáveis e desocupados.
Já diria minha avó que "cabeça vazia é a casa do demônio". Então, na verdade, se juntarmos o que foi dito no parágrafo anterior com este dito popular, poderíamos dizer que o tal "ócio criativo" é um "ócio demoníaco", ou que momentos criativos são demoníacos, ou que....não! Viajatti tottali!! Para aqueles que acham que as "horas de desocupação" são tempo perdido, me ponho em uma posição de defesa desta, e digo que, não fosse o ócio, a mente não teria tempo para "pensar fora da caixa", e, por consequencia, não veríamos inovações aparecerem com tanta frequencia.
Defendo este pensamento pois, assim como qualquer jovem rapaz (sem citar todas as outras características, até porque modéstia é a regra número um do blog), tenho minhas horas se ócio, e são nelas que tenho minhas melhores idéias (lembrando que melhor= adjetivo comparativo, portanto não quer dizer que as idéias sejam ótimas, apenas melhores do que as outras que eu tenho normalmente).
Inclusive, a idéia de fazer este blog (ok, talvez este não seja o melhor exemplo) surgiu de momentos de ócio no trabalho, nos quais eu e Conejetti conversávamos sobre os mais diversos assuntos, e então, como já dito em posts anteriores, achamos que era válido compartilhar nossas idéias mirabolantes com um universo de pensadores maiores do que somente ele e eu.
Ponto a ser defendido, portanto, é que precisamos de momentos ociosos para podermos desenvolver nossas idéias, conceitos e, porque não os nossos valores. Diria então que a ociosidade é como um "check-point" dentro do nosso desenvolvimento pessoal; enquanto a vida se desenvolve e acontece, vamos agregando informações em nossos complexos cérebros (os seus, porque o meu se resume somente aos já famosos Tico e Teco). A partir daí, precisamos parar em algum momento para organizar tudo isto e tirarmos nossas conclusões.
Trazendo todas estas idéias para uma realidade um pouco mais próxima, acho que, no final das contas, a criação do Mangiare! é um pouco mais do que apenas o fruto de um momento de ócio criativo, já que, lendo um pouco do que já foi escrito aqui, pode-se perceber que tudo o que é postado provém de momentos de ócio e reflexão do nosso (Conejetti e eu) cotidiano (os quais ultimamente têm sido constantes, mas isto não vem ao caso), fazendo dele o nosso "canto do ócio criativo".
Enfim, indo um pouco mais a fundo no assunto, parece mesmo que o "bom senso" descrito pelo conejo e o ócio criaivo estão diretamente relacionados, uma vez que talvez um não exista sem o outro. Ironia pensar que nos desenvolvemos quando não estamos fazendo absolutamente nada? Talvez, mas como já dissemos antes, estas ironias fazem parte da vida e talvez isto seja apenas mais uma delas. Não preciso dizer que tais momentos devem ser ponderados, até porque se ficarmos em ócio constante não teremos sobre o que pensar nestes momentos. Cabe aí de novo o bom senso para melhor aproveitá-los.
Bom, mas acho que chega de ócio por hoje! O fim-de-semana me aguarda com mais experiências fora-da-rotina para serem vividas, pensadas e compartilhadas nas próximas "horas de desocupação" que me ocorrerem.
Buono finali di semanni para tutti (de novo, já tinha falado isto ontem mas não me contive)!
Abracile!
p.s: tinha começado este post ontem a noite comemorando a 100ª visita ao blog, mas acho q o comentário ficou um pouco defasado...grazie a tutti il visitantti!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário