sexta-feira, 16 de abril de 2010

Buon Sensi

Olha… acho que pra menos de uma semana de escritas, divagações e pensamentos, o Philetto, carinhosamente chamado de Mangiaaare!, está surgindo como uma bela válvula de escape para pensamentos que, curiosamente, nem sempre são tolos! Tolices somente os completam e os deixam mais divertidos! Mas no âmago de cada post, cada pensamento, tenho enxergado verdades e respostas de muitas coisas...! E tem me saído um belo de um guia para la felicitatti! Que beleza...!!
Inclusive tenho enxergado que é impressionante a frequência em que escrevemos posts sonolentos ou ligeiramente embriagados... Enfim, não vem a caso...! Bom, se eu tenho uma mínima noção de interpretação, creio que o ‘’gancho’’ deixado pelo meu exímio amigo Santtini, é sobre o Bom Senso... E aqui vamos nós!

Bom senso... Bom senso! Bom senso?!
Será simplesmente a arte de discernir entre o certo e o errado? Caso fosse, pessoas com bom senso se dariam muito bem em provas múltipla escolha e seriam ótimos exemplos de caráter... Então, como pessoas são mais complexas e multifacetadas que isso, chegamos a conclusão que não é a distinção entre certo ou errado! Ou pelo menos não engloba somente isso...
Então, não há um bom senso geral, será que há um bom senso para cada tópico e cada assunto? Um bom senso humanitário seria saber que não é certo pichar um mendigo... ou ainda seria saber que não é certo esconder dinheiro do contribuinte na cueca... ou seria ainda saber que mesmo tendo um histórico político, as pessoas não podem ser impunes e ter imunidade política...
Ou ainda o bom senso moral... que seria não trair, não roubar, não matar... Será que quando Moisés apresentou os Dez Mandamentos, ele na verdade quis dizer os Dez Bom Sensos e isso acabou sendo um fatídico erro de tradução histórica? E de tão chateado com tal má interpretação, quebrara a pedra mandatório?!

Enfim, creio que o Bom Senso engloba tudo isso! E ao mesmo tempo nada disso.. Engloba o macro, o bom senso é algo geral, mas o bom senso também é algo micro... Em outras palavras, Bom Senso não é algo inato! Não é algo genético... Mas sim algo que você adquiri. E assim como o caráter, integridade, honestidade e conhecimento, ele é conseguido através de exemplos e aprendizado... Tá aí, aprendizado!
Quer dizer então que, na verdade, bom senso é saber! Sim, é! Bom senso é ter cultura geral? Sim, é! Bom senso então é ter sabedoria do que acontece ao seu redor e saber se portar diante dela? Sim, é!

Criem bom senso! Ele vai ajudá-los desde a tratar os outros como semelhantes, até a ter sucesso no seu novo empreendimento e no mundo corporativo...! E não há jeito melhor de aprender, do que a singela observação! Assim como os babuínos observam seus semelhantes pegando cupim com uma vareta, e eles imitam, assim as crianças imitam os exemplos dos seus ‘’superiores’’, estes sendo seus pais e ídolos... Então, cuidado, todos temos responsabilidades! Lembrem-se que do mesmo jeito em que observamos, também somos observados, também somos ‘’formadores do bom senso!’’!

Bom senso, então, é algo que se aprende vivendo, observando, pensando, mas, o principal... Viajando! Levante a bunda da cadeira e vá até a Argentina.. vai ver o que tem lá!! Vá até a Patagônia, juro que é bonito e você não vai se arrepender...! Vá para a tão aclamada ITÁÁÁLIA e ver se a Torre de Pisa é torta mesmo... Ou pular de Bungee na Nova Zelândia...
No money?! No time?! Vá para Aparecidinha, Sousas, Joaquim Egídio, ou um bairro distante... mas vá com olhos de turista! Com a mente aberta para oportunidades e aprendizado!!
Ou seja, o bom senso é praticamente a antônimo da arrogância...
Criem Bom Senso!

Ps.: Bom senso não é postar num blog num horário de trabalho... desculpem! Ando cultivando, e muito, uma nova vertente que acredito ser o futuro da inovação, o ócio criativo!! Preciso dizer que isto é um gancho?! Hahaha!
Um abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário