quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Il Grand Finale

Cheritti amiggi i seguidori di Mangiare!.

Como todos bem puderam perceber, estamos já há algum tempo sem escrever nada no espaço de reflexionni ma sensualli del Brasile e, por este motivo, Conejetti e eu conversamos e decidimos que era hora de parar.

Gostamos muito das idiotices que escrevemos aqui, e sempre nos divertimos muito com os posts sem-pé-nem-cabeça que saíam de discussões ainda mais sem sentido que fazíamos entre nós. No entanto, de um tempo pra cá, o divertido acabou se tornando uma obrigação e a disputa que antes era pra ver quem escreveria passou para quem não escreveria...

Enfim, antes que ficássemos ainda mais chatos, decidimos que era hora de parar. Voltaremos um dia com um novo espaço, que talvez faça um pouco mais de sentido (ou não...), e esperamos que vocês sejam fortes e aguentem firme a ausência dos posts mais sensacionales di tutti il mondo.

Grand Abracile!

domingo, 26 de junho de 2011

Temppi para Criaccione

Buon Pomeriggio cari lettore!

Caracas, quanto tempo sem postagens... Este intervalo de ausência deve-se a dois fatores:
1- Um membro de nossa equipe está em férias (Uau, Mangiare! até soou como uma corporação!);
2 - Falta de tempo de ambos os colaboradores (Uau, que ocupados...).

O que me fez pensar: Mesmo este espaço sendo uma válvula de escape para devaneios malucos de duas pessoas nem tão malucas assim, a criação e, principalmente, a articulação destes processos criativos requer algo que só se esvai, tempo.
Não que eu ache que o Mangiare! é uma obra de arte pulsante, mas é, ao menos, algo que sai do ordinário processos rotineiro e, logo, requer tempo para reflexão e pensamento.

O que, novamente, me faz pensar: Qualquer outro tipo de arte, trabalho, ocupação, requer tempo. Seja escrevendo sobre nada em um blog; Seja comentando sobre moda; Seja criando um slogan em uma agência; Seja criando uma identidade visual; Seja planejando a colheita do canavial para a próxima safra; Seja fazendo a melodia de uma canção; Seja lá o que for!
Essa história de trabalhar sob pressão, pode colar muito bem numa dinâmica de grupo (que afinal, ninguém merece passar por algo tão hipócrita quanto), mas não é assim que funciona. A não ser que o seu sonho seja ser "Colocador de tampas em latas de alcaparras", que aí sim você só depende da sua destreza motora e zero do seu cérebro, não cola em qualquer parte do mundo criativo. Viva o ócio para a criação!

Abraccile,

domingo, 12 de junho de 2011

Il Pericolo di Immagini

Buonanotte cari lettore!
Tutto bene?

Já devo ter escrito isto antes, pois sempre me pego parafraseando Amyr Klink, em um parágrafo que ele diz que "Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.".

Gosto destes dizeres pois vai totalmente de encontro com a filosofia e meio de vida ascendente que diz que podemos aprender, sentir e entender tudo através de textos, sites, aplicativos e internet. Esta onda que agora nos carrega e que, pelo visto, não tem mais volta.
Hoje, não mais valorizamos a figura do "Sábio", aquele indivíduo que, por experiência, sabia explicar o que nós desconhecíamos. A dificuldade de ir até uma enciclopédia barsa nos fazia valorizar mais as conversas e, principalmente, as experiências próprias. Ao invés de procurarmos "Cataratas de Foz do Iguaçu" no Google, que se pode ver fotos, vídeos, comprar lembranças que se entregam em casa e ouvir o som da "Garganta do Diabo", você tinha que ir lá e ver, e ter a experiência para entender o que acontecia e ver a magnânime daquele lugar!

Tenho medo desta nova fase do conhecimento na qual estamos entrando. Estamos abrindo mão da experiência, abrindo mão do "ir lá e ver" e dando muito valor ao filtro da linguagem simbólica. Nada supre uma experiência. Nenhum som em mp3 é tão fiel quanto ir lá e ter a experiência ao vivo. Nenhum vídeo faz juz às cores e às tonalidades simplórias de um mero campo de trigo. Não há nada como, simplesmente, ir lá e ver. A experiência do aqui e agora, é única. Você não irá adquirí-la por livros e vídeos.

Abraccile!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Comunicazione a Distanza

Buuuuoooona notte amiggi di Mangiare!

Queiram me desculpar a longa ausência, mas devido à correria que minha vida anda ultimamente não tive tempo de postar nada de útil aqui no blog ma sensualli del Brasile!

Pra ser bem sincero, nem acho que o fator "correria" seja uma desculpa hoje em dia. Temos tantos gadgets que nos mantém conectados o tempo todo que é quase uma heresia dizer que "não tive tempo para falar com você/s".

Realmente...falamos uns com os outros o tempo todo, em todo lugar!! No bar com os amigos tiramos um tempinho para trocar uma mensagenzinha no celular, ou mandar um recado para outro amigo no facebook, fazer o check-in no foursquare para avisar a todos qual a sua localização...uau! Quanta funcionalidade! E pensar que há alguns anos isto tudo só era possível nos filmes do James Bond, com direito a comentários do tipo "noooossa, que viaaggio...".

Pois bem, hoje tudo isto é realidade. Cenas como aquelas que víamos em filmes, nas quais casais se despediam aos prantos no aeroporto ficam cada vez mais raras, já que isto só acontece quando a viagem representa uma ausência demasiadamente longa. Caso contrário: e-mail, msn, facebook, bbm, rádio, skype e, claro (sem alusão alguma a qualquer operadora telefônica), o telefone podem representar uma conexão direta com a amada/o, onde quer que ela/ ele esteja.

Fantástico não!? Mas deixe para usar isto tudo só quando for realmente necessário...

Viaggio feitti, me vou.

Abracilee

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Quattro Ceggi (Cegos)

Buoanotte:

"Quatro cegos foram conduzido próximos a um elefante e lhes foi pedido que descrevessem o animal. O que pegou na tromba (ui!) disse que ele se parecia com uma jibóia, o que pegou na pata, disse que se parecia com uma árvore, o que pegou nas presas, disse que era um coral pontiagudo com pessoas do outro lado, e o que pegou na cauda disse que era um animal flexível e longo como um chicote."

Será que essa história não se repete diariamente conosco, em todas as situações que enfrentamos? E acabamos por manifestar opiniões, comportamentos e reações errôneas em função de igual interpretação dos fatos que nos apresentam? Poucos tem essa visão da totalidade, os demais homens vivem convictos de certezas que na verdade são ilusões baseadas em percepções limitadas.

Diante disso, chegamos à conclusão que as pessoas comuns vão sempre achar que o outro está errado em relação a qualquer observação que faça, desde que diferente da sua, e pior, vai estar convicto disso, e disposto até a reagir usando a violêcia.

Se aprendermos a nos desvinciliar deste preconceito e de verdades absolutas, e entendermos que cada um tem uma interpretação, pois os fatos e acontecimentos tem significados e impactos diferentes, uma vez que cada um tem uma história distinta, só então estaremos prontos para ver o todo, e não as partes, e então poderemos entender o que o outro quer dizer pondo-se no seu lugar.

Parece difícil... E assim é! Já apanhei muito por ser um dos cegos...

Abraccile!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

La Vita Come Ere.

Buonanotte, cari lettore!

Estive sumido, sim, é verdade!
Inclusive, tenho sentido uma moda, pois tenho começado todos os meus últimos posts deste jeito!
Simboliza um descaso? Um relaxo? Um relapso? Creio que não. É ocasionado pela falta de tempo? Acho que não também, afinal tenho muito tempo! Admito que tenho tido outras prioridades, e tudo é questão de prioridade, urgência e risco. Talvez como sei que o blog sempre estará aqui, creio que em tempos de energia escassa e afazeres exorbitantes, acabo canalizando menos energia para ele, é verdade, mas nem por isso representa um descaso, um relaxo ou um relapso.

Inclusive, isso é muito engraçado. Pq temos que fazer certas coisas? Pq temos que nascer e ir a uma escola? Formar-se nela, e já ingressar em uma faculdade... Acabando, a obrigação é conseguir um emprego. Conseguindo este, o fluxo te leva a trabalhar muito, ganhar mais, fazer uma pós... Tchau tempo!

Ninguém mais do que eu dá valor a uma ótima educação, mas o que é educação? É aprender a fórmula de Baskara? Por Dio!! Nem ela usava, pois eu gostava de achar meu X1 e X2 por soma e produto! Ou seja... Necas! Para saber reconhecer uma briófita no meio de uma pteridófita? Ok, talvez eu tenha usado um pouco por ser Biólogo, mas pasmem, aprendi na faculdade que Briófitas não existem! Ou seja.. Necas!

Nosso ensino está, realmente, aprendendo conosco e ajudando a formar gente de valor? Estudei em um colégio que, com o título de um ótimo colégio, vejo que muito pouco me ensinou, lá aprendi muito pouco sobre ser humano. Saí sem nenhum calo, com tudo na mão e, sinceramente, um tanto quanto mimado! Nada foi me ensinado sobre valores nobres. Nada foi me ensinado sobre cordialidade. Nada foi me ensinado sobre liderança, auto conhecimento e correr atrás do que acredito.

Assim como eu, tenho certeza que outros adolescentes assim saíram. Alguns têm essa consciência e tentaram aprender coisas sozinhos. Já outros, acho que em sua grande maioria, permanece neste limbo de aparências e facilidades, no qual padecem sem ao menos sentir um desabrigo e entender do que se trata viver.

É nesta escola que você colocaria, oggi, suo figlio?

Abraccile!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Con-L'Impegno

Buoooona notte cari lettori!

E aí, como vai esta semana até agora? Plena quarta-feira, temos libertadores na tela da TV, com nossos representantes praianos, temos também novelas e programs de fofoca e, obviamente, Mangiare! Che Bello!

Para ser bem sincero nem sei como começar o post de hoje. Por mim ficaria parlando este italiaaani ridículo até dar vontade de ir fazer alguma outra coisa, mas tenho um compromisso com vocês leitor...

...

UAU!

Que insight! Nunca tinha parado para pensar muito nesta palavra...compromisso. Tinha pensado em fazer uma analogia ao melhor estilo do nosso estimadíssimo Capitão Nascimento, (“Estratégia. Do inglês: Strategy, do espanhol: Estrategia (com sotaque de porteño), do latim: Strategy...”), mas acho que seria um pouco plagioso.

No entanto, o tal compromisso poderia ser dito como com- promisso, o que facilita a visualização de sua provável origem baseada na palavra promissio, do latim: promessa!

“Então quer dizer que eu posso começar a falar pra minha mãe que eu compromeço que vou arrumar meu quarto!?”- Não Imbeccile! Quer dizer que quando combinar de fazer alguma coisa com alguém, quando estabelecer um compromisso, seja ele qual for, trate-o como uma promessa para com a outra parte. Não que eu seja britânico quanto à minha pontualidade, nem que eu honre todas as combinações de eventos religiosamente, mas acho que é um bom ponto a ser pensado...

Viaggio dello giorno feita, fico por aqui.

Abracilee

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Giocco di interesse

Buooon pomeriggio cari lettori!!

"Me cha Santtini, já de volta??"- Siii amiggi! Aparentemente o ócio tem tomado conta dos meus dias, mas não...simplesmente me senti compelido a compartilhar mais alguma tosquice com vocês, e ontem tinha que anunciar a nossa troca de layout, que aliás ficou uma beleccile não!?

Hm...Não?? Vocês não concordam? Ok, ok, pode ser que não seja uma obra-prima de Michelangelo, mas tem seu charme...não?? POR#$, que chatice!! Como cats#$% seria então um bom layout para o blog ma sensualli di tutti il Brasile??

Ops! Calma...

É estranho pensar em como nossas opiniões divergem não!? Obviamente sempre tem algumas coisas em que todo mundo concorda, afinal o Galvão é chato pra caral#$% mesmo, mas, salvo esta e mais algumas exceções, não acredito em verdades absolutas.

Na verdade, acredito que cada um defende seus próprios interesses, e o que é interessante para mim, nem sempre pode ser para o meu amigo, pai, mãe, irmão...ou você acha que seu vizinho ia achar sensacional você fazer um toboágua que passasse no meio da sala de TV da casa dele? Acho que não...

"Santtini, mas isto é ÓBVIO!!!"

Será?? Fosse mesmo não seríamos tão egoístas com as coisas que queremos. Entenderíamos que existem outros interesses além dos nossos e tentaríamos, ao menos, chegar a um consenso na maioria das vezes.

Pense nisto. Talvez você consiga se estressar menos...

Abracilee!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nuooovo Layout

Cari leittori,

Como bem podem observar, o Mangiare! Blog sensuali está de cara nova! Na verdade não mudou nenhum absurdo em relação ao que era antes, até porque quisemos manter o foco no conteúdo escrito e nas viaaaggios que fazemos, ao invés de enfatizarmos um fundo multi-colorido com desenhos dos ursinhos carinhosos, e uma musiquinha do balão mágico para embalar as leituras dos posts ma sensualli di tutti il Brasile!

De qualquer maneira, é sempre bom ouvir a opinião de quem faz do Mangiare! um pseudo-sucesso online, portanto: e aí? Gostaram da nossa nova cara?

Abracilee

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Modulantti il Meios, no io Resultatti

Cari Lettore!
Ma cheee! Questa notte, molto belo!
Tamanha euforia reflete a minha ansiedade em voltar ao bom e velho hábito da escrita, o qual, sou réu e confesso, estive com falta, deveras, para com ele.

Relendo os últimos posts, escrito formosamente por meu estimadíssimo amigo Santtini, pensei em algumas coisas que gostaria de compartilhar com você, cari lettore.

Até que ponto estamos na posição de julgar e agir conforme queiramos que aconteça?
O que eu quero dizer é que, mesmo não sendo um cara religioso, sei que a "Lei de Talião" (Olho por olho, dente por dente...) nunca é o caminho. Não estou na posição de julgar ações do passado nem do presente, mas a minha singela educação revela que há modos de agir que deveriam ser evitados. Aí, claro, virão os céticos "É que isso não aconteceu com você, nem com sua família." Correto, e grazie a Boccelli! Mas quem somos nós para dar aquele belo de um "mijiare" na bola de neve, que a princípio derrete pelo calor, mas no final só faz acumular mais neve e aumentar a inércia de algo que será mais difícil deter no futuro...

Voltando a frase do último parágrafo "até que ponto estamos na posição de julgar e agir conforme queiramos que aconteça?". Eu aprendi que os resultados nós não estamos na posição de escolher, julgar, prever ou manipular. Tudo que depende da gente é modular os meios, e é aí que mora o verdadeiro valor.

Sendo claro ou não, aqui me despeço!
Abraccile!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden Immortale

Buooon pomeriggio cari lettori!

Estou de volta aqui em mais um belíssimo começo de semana, deveras agitado, aliás! O tal casamento real finalmente aconteceu, debaixo de diversas críticas femininas direciondas ao vestido da duquesa de Cambridge, os campeonatos de futebol estaduais tiveram diversas definições (algumas descaradamente enviesadas), brasileiros lutando no exterior...UAU!

Quando achava que já tinha visto o bastante, ontem, enquanto me preparava para dormir, ouvi a música do plantão da Rede Glóóóbulo- "Ma che cat#$% aconteceu desta vez??"

Entre a chamada e o anúncio, um milhão de coisas foram conversadas entre Tico e Teco, ooos neurônios: "Mimimi mimi mimimimi..." Ahn!? Tradução simultânea do esquilês: "Dãããããã...sooono...".

Pulando a divagação tosca do parágrafo acima, quem ia imaginar que Osama Bin Laden teria sua morte anunciada?? Ainda mais em uma mansão nos arredores da capital paquistanesa!? Eu tinha certeza que ele já tinha feito uma plástica, raspado aquela barba e curtia a vida tranquilamente em alguma praia de Miami Beach, tomando diariamente seus mojitos e piñas coladas...mas não! Ele, aparentemente, estava lá mesmo!!

"Aparentemente??"- Sim! Estou longe de ser agente da CIA para confirmar isto, e a foto publicada na internet parece mais um Bin Laden depois de ter visto a fita do filme "O Chamado". Portanto, conspirações surgirão aos montes ainda e, apesar de ter sido declarado morto, o terrorista mais procurado do mundo até a noite de ontem ainda continuará bem vivo nas rodas populares.

Abracilee

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Il Matrimonio del Secolo!

"Kate e William! Sexta-feira, 3 da tarde, ao vivo!!"

UAAU!!

...e eu com isto??

Ouvi isto enquanto passava os canais da TV outro dia e pensei exatamente o que escrevi no parágrafo acima. O que cat#$% eu tenho a ver com o casamento do príncipe da Inglaterra?? E o que raios o mundo, tirando os britânicos, tem?

Sinceramente, enxergo isto como uma reles herança cultural da terra da rainha, já que hoje em dia quem apita alguma coisa por ali é o primeiro-ministro. Os ingleses tem na rainha uma figura emblemática de seu país e de sua história e, aí sim, mora sua importância. Aí sim faz sentido este povo do velho-mundo se interessar por quem, quando, como e por que seu príncipe vai se casar.

Agora...o que você se importa? Tirando o lado da fofoca, qual o seu interesse neste evento?

Pois é...a quem conseguir se responder isto com um mínimo de coerência e máximo de habilidade para não se fazer fútil, comentários serão extremamente bem-vindos. Quem sabe eu não consigo me convencer de que seria uma ótima idéia matar o trabalho na sexta-feira para acompanhar os comentários globais sobre o design da sobrancelha de Kate Middleton...

Abracile!

domingo, 24 de abril de 2011

Buona Pasqua! Ma perché?

Buona notte, cari lettore!
Buona pasqua!
Grazie, ma perché?

Engraçado como a regra dos "três porquês" sempre funciona!

- Feliz Páscoa!
- Obrigado, mas por quê?
- Pois é uma época de renovação, renascimento, mudança!
- E por que o coelho...?
- Ora, pois ele simboliza a fertilidade!
COMBO TIME
- Bom, em primeiro, o que fertilidade tem a ver com renascimento? Uma vez que este último, pelas aulas de catequese que frequentei, nada tiveram a ver com espermatozóides e óvulos.
- Sim, é que, veja só...
- Outra coisa, coelho não é um mamífero superior? Ele não bota ovo! O mais correto seria mudarmos o ovo de páscoa para placenta da páscoa!
- Ok, mas acho que as lojas de chocolate não ficariam tão lotadas...
- Então mude o animal para o ornitorrinco da páscoa, ele sim é um mamífero que bota ovo...
- Veja só, mas e o que o ornitorrinco tem a ver com a fertilidade?
- Ma che! Eu que lhe pergunto...

A verdade é que não sabemos nem a real razão deste feriado tão falado!
E você, lettore, consegue saciar nossas dúvidas?!

Abraccile!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ere temppi

É tempo!

Passa o tempo, o tempo passa.
Tempo, é tempo de ter tempo, mas quanto tempo tenho para o tempo?
É tempo!
É tempo, tempo para o tempo, é tempo!

É tempo para inovar;
É tempo para arriscar;
É tempo para ser, fazer e errar;
É tempo de errar, é tempo de errar;
É tempo de acertar! É tempo de correr atrás, é tempo de testar! É tempo de se testar? É tempo, sim, de ter tempo para este tempo!

É tempo de sair da caixa, é tempo de ser o que quiser;
É tempo de ser economista, ator ou um bom amigo;
É tempo de amar, ser, viver e estar!

É tempo de arriscar.
É tempo de arriscar.
É tempo de voltar atrás, mas é tempo de pensar em ir pra frente com o tempo!

É tempo de se arriscar! É tempo de se arriscar? Sim, é tempo!
É tempo!
É tempo de um grande negócio, é tempo!

Abraccile,

Trageddi Anunciatti

Buona notte pessoal!

Como andam todos vcs? Bom, já faz uma semana que eu abandonei o nosso querido espaço de idéias ma sensualli del mondo, e, por isto mesmo, o assunto que pulula em minha mente não é tão atual assim.

Obviamente falo do nosso querido Wellington, sim! Aquele maluco que achava que tinha nascido na Arábia, tirando fotos com turbante e deixando a barba crescer como um legítimo terrorista advindo do Oriente Médio, e crescido nos Estados Unidos, onde estas chacinas justificadas pelo abuso psicológico crônico e interminável dos praticantes são mais comuns.

Acho mesmo que estes abusos, o tal bullying, tem parcela grande de culpa na tragédia de Realengo, mas, vamos combinar, não pode ser colocado como o único motivo.

Como dito anteriormente, por que cats#$% o maluco invadiu a escola onde estudou, anos após ter saído de lá, para assassinar crianças que nunca estiveram nem perto de ter participado da criação de seu trauma?? E por que fez isto vestido de terrorista árabe?? Faltou só ele se vestir de Jiraya, sacar suas garras de Wolverine e, após ter terminado seu plano doentio, pegar seu celular, dirigir seu Aston Martin até a porta da escola, destruir as barreiras policiais com seus mísseis etc..

Ponto da viaggio até aqui é que não há como negar que as torturas psicológicos sofridos pelo agressor foram determinantes, mas que diversos outros fatores o levaram até lá fazer a barbárie que o mundo assistiu. Falta de família em casa para dar a atenção que aquele rapaz precisava depois de ter sido abusado, ou até mesmo a ausência do senso crítico de seus tutores para enxergar que ele sofria algum distúrbio, negligência dos educadores...

Em suma, uma tragédia nunca é originada a partir de um único incidente...assim como outras, esta poderia também ter sido evitada.

Grazie por tutti la visitazionni!

Abracilee

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Felice Anniversari Mangiaaaare!

Buoooon pomeriggio cari lettori!

Estou sentindo um clima especial hoje aqui no Mangiare!! Algo de certa forma inexplicável, mas que está me inspirando de forma excepcional. Em um ano de postag...

Um ano???

Ma cheeeeeee!!! Congratulazioooni Mangiare!! Um ano de sensualidade, reflexionni, non sense! Parabéns tutti buooona gentti!!

E...parabéns por que? Por ter sobrevivido a mais um ano? No nosso caso acho que isto realmente é um feito, afinal, como tanta bobagem consegue ser renovada por tanto tempo com tanta frequencia?? Como não tenho nem idéia, vou voltar para a primeira pergunta, que parecia ser um pouco mais fácil de responder...

Potanto, voltando à primeira pergunta: Parabéns por que?? Acho um tanto quanto despretencioso comemorar a passagem do tempo pura e simplesmente.

-Uau, noventa e quatro anos! O que mais vc comemorou durante esse tempo todo?

-Hmm...

Legal comemorar aniversários, mas mais legal é ter motivos pra comemorar este tempo passando.

Parabéns mais uma vez ao Mangiare! e seu um ano de existência.

Abracilee

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Causi i Consequenci - Erros do Seri Humani

Buonanotte, cari lettore!

É, não foi desta vez que você, assíduo leitor de Mangiare! e, que até hoje não sabe por que entra aqui, livrou-se deste blog tamanho sensual e idolatrado!
Complementando a brincadeira de Santtini com meu último post, está aí mais uma herança histórica que carregamos até hoje.
Sintetizando, o Primeiro de Abril (April's fools day) só existe por que um padre resolveu mudar para o calendário Gregoriano e, simplesmente, não avisar ninguém! O ano novo que começava em 1o de Abril, passou a ser em 1o de Janeiro!
E olha que naquela época dependíamos de pombos correio, maratonistas e folhetins (manuscritos) para espalhar a notícia, a internet banda larga e Ipads ainda era luxo da realeza (ainda?). Resultado: Coitados dos desavisados! Eram convidados para "Reveillons à fantasia" e assim saíam às ruas ouvindo: "Ah! Que tonto! Primeiro de Abril!". Olha aí, inclusive, o surgimento do bullying! Culpa de um padre que comungou além da conta!

Eu estava tentando levar este post para outro lado, mas achei interessante o desenrolar dele e, numa próxima oportunidade, discuto o que eu queria - Causa e Consequência -.
Voltando ao foco, olha só quantas bagagens e informações que trazemos do passado que nunca contestamos, simplesmente replicamos e passamos a frente. Será que os "Fools of April's 1st" eram realmente tolos? Nossa, que vergonha em acreditar na bondade do ser humano alheio em lhe convidar para uma festa do maior bom grado, não é mesmo? Talvez daí surgiu a desconfiança, o malandro, o bobo, o egoísmo e a ridicularização da inocência.

Abraccile,

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ciao Mangiare!

Buooooona notte carissimo lettori!

E ai, como estão todos vocês? Tutto bene? Confesso que não ando muito inspirado ultimamente, o que pode ser claramente percebido na frequencia com que ando escrevendo meus non-senses. Também não é difícil de se imaginar que os temas que gostamos de postar andam ficando cada vez mais escassos.

Convenhamos: podemos inventar palavras para descrever algo que sentimos, que pode até diferir do amor/ ódio/ alegria/ tristeza/ euforia/ angústia, mas isto é mais ou menos como ficar ouvindo músicas e mais músicas de pagode; elas tem acordes diferentes, falam sobre temas diferentes, mas no final nunca sabemos quando a faixa anterior já acabou.

Enfinni, tendo isto em mente conversei com meu estimadíssimo sócio nas postagens ma sexy di tutti il Brasile, e decidimos que após um ano tentando difundir nossas idéias sem pé nem cabeça para cada vez mais leitores (sem obter sucesso algum), era hora de tomar uma decisão drástica: cheritti leittori, o Mangiare! Blog Sensualli (All Rights Reserved®) será desativado. Este é nosso último post e esperamos que tenhamos sido de alguma valia ao menos uma vez para cada um de vocês.

Grazie por tutti il comenttari no tempo em que estivemos ativos!

Grande abracile!

p.s: antes que haja uma onda de descabelamentos, suicídios e superlotação das clínicas psiquiátricas/ psicológicas do Brasil, gostaria de lembrá-los que hoje é primeiro de abril- famoso dia da mentira! Semana que vem estaremos de volta! Abracilee

sábado, 26 de março de 2011

Los Acontecimentti Di Histori!

Buongiorno, cari letore!
Segue ma una riflessione di Mangiare! (Ô-ô!) para tutto buona gente:

É engraçado como pequenas ações no passado podem ter, e realmente tiveram, grande impacto na história do mundo.

Por exemplo, para quem viu filme "O Discurso do Rei", aquela é uma história bastante verossímil!
Imaginem, caso o Príncipe Herdeiro Edward VII não tivesse renunciado, e George VI (O gago) não tivesse assumido, não estaríamos vendo todo este rebuliço em torno do casamento do Príncipe Williams. George VI que é pai de Elizabeth II, e precursor de toda esta linhagem nobre.
Inclusive, não só isso, a história nos conta que o primeiro Herdeiro (Edward VII) era totalmente pró nazismo! Esta foi a real razão para terem forçado ele a abdicar. Imaginem só como seria o mapa da Europa hoje caso a Inglaterra não tivesse dado apoio aos aliados na 2a Guerra Mundial e não tivesse acolhido, por exemplo, o General e futuro presidente francês De Gaulle para passar suas mensagens de otimismo e força para toda uma população devastada, lá do outro lado do Canal da Mancha...

Ou ainda mais! Caso a União Soviética tivesse vencido a "Guerra Ideológica" contra os Estados Unidos... Hoje, a língua mundial seria o Russo! Imagina, saberíamos na hora o que significava Glasnost e Perestroika, tanto ouvidas nas aulas de história!

Sim, é verdade, quando a União Soviética estava em alta, lá pra década de 50, o Russo era a principal língua estrangeira ensinada na China e pelos países socialistas da África! Mas depois ela perdeu a importância junto com a perda de força e extinção da União Soviética...
Então será que hoje, realmente vale a pena a aprender o Mandarim/Chinês?!

E então vamos mais longe! Imagina só se a mãe de Colombo não tivesse saído de casa no dia que conheceu o pai de Colombo... Ou ainda, se Maomé não tivesse casado com sua rica empregadora, ele provavelmente não teria coondições financeiras de espalhar suas ideias, e provavelmente o Oriente Médio seria totalmente diferente sem o pensamento da Guerra Santa!

Se na região de Arquimedes não existisse banhos de banheira, ele nunca teria gritado a palavra "Eureka"! quando viu a água se deslocando com a sua massa. Se Newton não estivesse cansado e sentado embaixo DAQUELA macieira, talvez nosso programa de exploração espacial estivesse muito menos avançado do que está hoje.

Enfim, este pensamento de que cada ação e decisão desencadeira uma série de outras ações e decisões lá na frente, é uma das únicas coisas que nos diferencia de um animal selvagem. Este senso de planejamento e de que a história pode ser completamente diferente do que projetamos, por causa de uma simples palavra ou ação.

Buonno, não sei por que escrevi tantos devaneios da história, mas acho interessante entender o por que que tomamos cada decisão, como a história pode ser modificada por elas e, ainda, será que realmente as tomamos?!

Abraccile!

terça-feira, 22 de março de 2011

Rischio di tutti il outri

Buooon giorno cari leittori!

Como estão vocês, seres mais sensualli di tutti il Brasile!? Tutto bene? Estava com saudades já da nossa interação semanal (quase nula, visto que temos tido pouquíssimos comentários) e, confesso, até com medo de que a falta de aparições recentes pudesse fazer com que a frequencia das visitas de todos vocês pudesse começar a baixar.

Bom, talvez nem tanto, visto que sempre avisamos de alguma forma quando o Mangiare! é atualizado, então o risco de isto acontec...

Hm...risco...(Tico e Teco se esforçando na plenitude de suas capacidades intelectuais para produzir alguma coisa decente)

Engraçado pensar nisto não!? O que é que o risco de alguma coisa acontecer representa para nós, afinal? Quando pensamos que uma ação é arriscada, estamos mesmo ponderando a chance de aquilo dar errado?

Vamos tomar os japoneses como exemplo neste caso; será que quando construíram suas usinas nucleares consideraram que aquilo, um dia, poderia vazar e causar um impacto ambiental maior do que os benefícios do que eles acreditavam ser provenientes de uma energia "limpa"?

E, calma lá! Não estou falando nada de mal dos nossos amigos nipônicos; você quando acende o 16º cigarro do dia, ou come a 7ª fatia de picanha com mais gordura que as reservas de Willy, aaa baleia, considera o risco que estas ações representam para a sua saúde? Considera o risco que sua vida corre quando toma aquela "última dosezinha" de vodka antes de pegar a direção do carro e voltar para casa?

Enfim cari leittori, o tal risco que cansei de repetir aqui faz parte do nosso cotidiano e adoramos falar sobre ele para os outros, porém, estamos mesmo pesando este fator quando se trata da gente?

Pense nisto...

Abracile!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Liccione Di Japonni

Buoanotte cari lettore!

Bom, pela primeira vez, uma foto no Mangiare!
Abri uma exceção pois acho que essa imagem transmite muito do que não conseguiria escrever.


Esta foto foi tirada minutos após os terremotos e tisunamis que atingiram o Japão na semana passada.
Impressionante, não é mesmo?!

Não o asfalto dobrado, nem a fenda, nem a magnitude da força da natureza.
Impressionante a organização, disciplina e senso de compromisso do povo japonês!
Minutos após o desastre, o país já estava se organizando e tomando as devidas atitudes e providências.
Na foto em questão, trânsito desviado, engenheiros fazendo o dimensionamento do estrago e prontos para arrumá-los, seja refazendo ou fazendo algo novo.
É impressionante esta capacidade de dar a volta por cima e não se deixar abalar do povo japonês.

Olhando as outras inúmeras fotos divulgadas do desastre, não sei como eu ficaria vendo minha cidade destruída, só sei que eu me sentiria um lixo e sem chão.
Mas, olhando esta imagem em questão, sei como eu e você, cari lettore, deveríamos agir!

Que isto sirva não para quando tivermos um terromoto/tisunami (o que, convenhamos, se acontecesse no Brasil seria o fim do país. Ok, não temos a cultura de lutarmos contra desastres naturais, mas a nossa (des)organização e (falta de) senso de cidadania nos impediria de reeguer tão rapidamente), mas sim para quando tivermos uma doença, quando passarmos por uma situação ruim, quando vermos alguém mal ou quando passarmos por uma decepção. Que nem precisemos acordar no dia seguinte para percebermos que precisamos lutar, pois o processo de se reeguer começa a partir da primeira inspiração pós desastre.

Abraccile!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Carnavale impossibile!

Cheriiitti leittori, ma cheee...

Juro que as vezes me sinto um semi-idiota lendo estes trejeitos pseudo-italianos que eu e Conejetti adoramos escrever para vocês, masss...

...acho que o Mangiare! (blog ma sensualli di tutti il Brasile. All Rights Reserved®) não teria o mesmo charme, garbo, elegância e modéstia não fosse por eles.

Inclusive, gostaria de me desculpar pela minha longa ausência aqui na redazionni, mas foi impossível encontrar ânimos e sobriedade para postar que fosse uma frasi dello giorno durante o carnaval. Aqueles adornos mais coloridos que a cartela de cores da Suvinil, e tão apropriados para um baile de gala quanto um casaco de peles num protesto do greenpeace, a música tão agradável quanto aquela cigarra explodindo do lado de fora da janela do seu quarto às 5 da manhã daquele ressaqueado domingo...que beleza, que maravilha...

...que mer#$%!

"Como assim Santtini??" Ok, ok, é tradição, faz parte da nossa cultura, blá, blá, blá, mas eu acho uma bela mer#$%! Fora isto, não existe um lugar em território brasileiro que possa ser alcançado em menos de 5 horas, nem que a viagem seja da sua casa até o centro da cidade. Outro detalhe importante: motoristas que deixam a coordenação, cérebro e os olhos em casa quando vão viajar; qual a dificuldade em enxergar um carro vindo mais rápido no retrovisor quando a sua Belina 58 está a alucinantes 37km/h na faixa da esquerda!?!?!

Vamos combinar cari leittori: festa é sempre bom, mas #1- não gosto de samba e, #2- o Brasil precisa começar a reavaliar as condições do seu sistema viário e, mais importante que isto, a condição dos motoristas e veículos que trafegam nelas. Só tem imbeccile!!

Portanto cari leittori, pensando com meus célebres amigos Tico e Teco, ooos neurônios, cheguei em uma ação simples que resolverá todos os meus problemas: No próximo carnaval vou me fantasiar de monster truck...

Grazie a tutti il visitanti recenti!

Abracilee

terça-feira, 8 de março de 2011

@Ma va a cagn@#chetipariste!

Buonanotte cari lettore!
I carnavale?! Tutto bene?
Falando neste período festivo, segue uma crítica:

Não há coisa mais chata do que você sair com alguém ou um grupo de amigos e ter aquele indivíduo que não desgruda do seu celular.
Seja por que ele está conversando com outro indivíduo que não está lá na mesa (ou às vezes está, este é o caso mais patológico!), seja por que o mala fica tirando fotos da turma para poder postar na sua página (- "Isso, agora só mais uma que essa ficou ruim! Finge que é espontânea!" Puts, ma che mala!), seja por que ele quer dizer a todos onde e com quem ele está por que ele realmente acha que isso é status.
Dio mio...

Poxa, um telefone celular, internet e aplicativos são tão excelentes e suprem tantas necessidades quando bem usados! Há inúmeros aplicativos que simplesmente facilitam a nossa vida, seja por sugerir um lugar bacana a ir, dar dicas interativas que nos ajudam em uma decisão, ajudar a programarmos uma viagem ou simplesmente servir de entretenimento.

Sou a favor de aplicativos e plataformas colaborativas, não de vitrines, competições e julgamento do quão legal você é.

De repente seja mais interessante você curtir o lugar estando lá, não parecer que você está curtindo somente para mostrar para a sua comunidade de amigos o quão legal você é.
Enfim, a não ser que seu intuito seja ser sequestrado ou ser um cara muito chato, comece a usar bem os recursos que hoje são disponíveis. Afinal, por que você faz um carregamento móvel e escreve "@lugar..."? Você sabe? Não é por que é moda, pois estas ferramentas bem utilizadas tem suas utilidades, atualize-se.

Enfim, o intuito deste post é tentar entender a psicologia detrás desta ação.
- Necessidade de auto-afirmação? Necessidade de aceitação? Insegurança? Falta de instrução? Entretenimento?

Ainda não cheguei a uma resposta mas, para mim, este comportamento nada difere de alguém que ouve música alta num celular mp3 no metrô ou alguém que fala com o celular no viva voz achando que isso é luxo/status.

Espero que você tenha curtido seu carnaval com o smartphone desligado! Assim, de repente, você possa tê-lo curtido de verdade, e não ver suas fotos e colocações "curtidas" e perceber que "Carambola, o carnaval já passou?!".

Abraccile!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Specchio, specchio mio!

Buooona notte cari leittori!

Que beleccile, bravo, belissimo! Mas que cat#$% me inspira tanta alegria hoje!? Bom, devo dizer que acabei de chegar em casa, apos um belíssimo dia de trabalho e nada melhor do que vir dar uma espiada no blog mais sexy di tutti il brasile para relaxar um pouco.

Alias, nao reparem nas falhas de acentuação neste post, pois estou escrevendo por uma nova plataforma e nao descobri ainda como configurar o teclado direito. Coisa de velho nao!?

De velho?? Engracado como sempre que queremos dizer que alguém nao consegue se adaptar a uma nova tecnologia, ou absorver uma quebra de paradigma ela e velha. Falamos ate como se isto fosse um defeito: "esses velhos nao entendem nada mesmo".

Engracado como muitas vezes ouvimos comentários nos quais o interlocutor se exclui da situação, como se fosse um ser superior aquilo; "sou jovem, descolado, antenado, por dentro de tudo que e novidade". Do mesmo jeito que pode ser também o ser mais honesto, simpático, bem-humorado, ponderado, centrado, competente, esperto, inteligente, bonito e atlético...

Pois bem, aqui vai uma novidade para você, criança, adolescente ou jovem adulto que le todo o non sense de Mangiare! nesta bela noite de segunda-feira: Eventualmente nos também ficamos velhos, e, pasmem! Ao olhar no espelho hoje pode ser que vejamos uma ruga aqui e ali que outrora nao tenha nos chamado tanto a atenção...

...do mesmo jeito que podemos nao parecer tao bonitos quanto nossas mamães nos dizem.

Preste mais atenção no seu reflexo! Ele pode ser um tanto diferente daquela imagem que sua imaginação gosta de te mostrar.

Abracile a tutti buona gente di Mangiare!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Il Oblligaccione della Felicità

Buonanotte cari lettore,

Ma che belo! Natal, Reveillon, Verão, Volta às Aulas, Carnaval...!
Quanta festa!
Não dá nem tempo de respirar, é muita felicidade! Muita alegria, muita badalação, muita beleza, muita busca do perfeito!
Pouca tristeza, porém. Pouco sofrimento, no entanto...

Será isso mesmo? Ao menos é o que retratam nossos álbuns em facebook's e afins.

Por que será que nossos álbuns de fotografia simplesmente deixam escapar os momentos de dor? Os momentos de derrota; Os momentos de pura angústia, tristeza, falha e depressão? Será que é por que eles são tão raros que, numa amostragem fotográfica, eles podem ser considerados nulos?!
Creio que não seja esta a explicação.

Ora, convenhamos, quando vemos um álbum de outrem nós simplesmente acreditamos que a vida do outro é perfeita!
Parece que nem dor de barriga aquele indivíduo perfecto sofreu! Poxa, acho, que assim como a Sandy, ela libera seus resíduos sólidos por sublimação, por que não é possível!
Caraca, só viagens fantásticas! Que lugares, que festas, que relacionamento, e como assim essa pessoa nunca está desarrumada?! Caramba, passou pela puberdade sem espinhas, sem um corte de cabelo ridículo, sem aparelho fixo e sem sapatos ortopédicos!
Ah, mas o mindinho deve ser... Opa! Erro meu! Lá está a foto do mindinho! E nem precisou de photoshop, por que aquela foto deve ter sido escolhida entre outras 150 que foram tiradas.

Ok, agora eu estou sendo hipócrita! Afinal, se checarem o meu álbum, não verão nada de diferente. Não há nenhuma foto minha chorando, da minha unha encravada ou de um momento íntimo no trono. Claro, sou bobo?! Vou querer mostrar a minha personalidade sem filtros e fraquez...

Fraquezas?!
Desde quando ser humano é ser fraco?
Talvez os nossos álbuns de fotos deveriam ser mais francos à nossa realidade. Que mostrasse as nossas vitórias, sim, mas também retratasse derrotas, momentos de fraqueza e até intimidades. Que mostrassem aquele "bad hair day" com a mesma importância que mostra o ensaio da bateria da Mangueira.

Nós temos direito à melancolia, momentos de tristeza e luto. Afinal, é daí que brota a alegria de viver. Por ver que o pior você viu, mas do pior você saiu. Essa felicidade enlatada em produtos que prometem serem perenes não é verdadeira, pois ela se vai no primeiro banho de Lua.

Abraccile,

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ronaldi Alternativi

- "Ronaldo Lima! Larga logo essa bola e venha estudar!"

E se o nosso Ronaldo (dispensa outras apresentações) tivesse ouvido este comentário de sua mãe?

Talvez Ronaldo não tivesse conseguido muito na vida. Nascido em Bento Ribeiro, bairro muito simples do Rio de Janeiro, suas opções eram ou estudar, ser malandro ou jogar futebol.
Caso tivesse optado por outra sem ser a última, talvez Ronaldo nunca tivesse saído do seu Bairro. Ou talve tivesse. Talvez Ronaldo nunca tivesse conhecido o mundo. Ou talvez tivesse. Talvez nunca tivesse dado a mão para o Presidente do seu país. Ou talvez tivesse. Talvez nunca tivesse conquistado tamanha fama e fortuna. Ou, talvez... Bem, você já entendeu cari lettore!

A verdade, a verdade mesmo, é que nunca saberemos!
Teria sido mais feliz? Talvez sim. Mas talvez não. Também não sabemos! Tudo o que especularmos seria somente um lapso e uma verdade da nossa realidade, formada pela pouca informação e controle que temos sobre as variáveis.

Tudo que sabemos é aonde estamos, que é aqui e agora, e que só estamos aqui e agora pela sucessão de escolhas que fizemos no passado. Em outras palavras, somos frutos das escolhas que fazemos a cada segundo da vida. A pergunta "E se..." é perigosa, você pode ser transportado para uma vã realidade que não existe, logo, é inverossímil. Por que a vida é aqui e agora. Não lá em outrora!

Abraccile,

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ciao, molto piacere! Io sono Ronaldo!

E o espetáculo começou!

Para a introdução da história, um campo de terra batida, traves capengas com as bases enferrujadas, garotos correndo atrás de uma bola na mais perfeita definição de uma "pelada". Sonho de muitos e destino de poucos, o esporte mais popular do globo demanda talento para ser seguido como carreira. "Cacetada, olha que golaço!! Quem é este garoto??".

Ato 1- "Oi! Eu?? Hã!? Ah, tudo bem? Me chamo Ronaldo".

Destes campos batidos, aqueles que nascem com alguma aptidão natural seguem para pequenos clubes para tentar a sorte. De lá, talvez sigam para a liga profissional, quem sabe!? "Artilheiro do Brasileiro?? Quem é este cara??"

Ato 2- "Ah...é aquele Ronaldo, do Cruzeiro..."

Garoto franzino, dentucinho, mas, meu Deus! Como era rápido! Habilidoso? Como poucos que já haviam sido vistos... Era inacreditável assistir à conciliação de tamanha potência com aquela maestria ímpar no toque da redonda! Gols?? Não apenas muitos, eram também um colírio para os olhos dos fãs do esporte. Encantava multidões por onde passava, era aplaudido de pé até pelas torcidas rivais..."Ma che, chi è questo ragazzo??"

Ato 3- "Oi, tudo bem? Sou Ronaldo Fenômeno!"

Sua ascensão foi meteórica. E seria redundante contar sua história aqui. Lesões? Sim, muitas! Mas acima de tudo: Superação! Mais do que um jogador, foi um guerreiro que não se deu por vencido mesmo quando o mundo achou que ele estava acabado. "Meu amigo, mas quem é este cara??"

Ato 4- "Muito prazer! Sou Ronaldo!"

Hoje aposentado, com um currículo de fazer inveja a muitos mitos do esporte, ele é apenas Ronaldo! Dispensa sobrenome, referências, fotos ou uma descrição de seus feitos para ser lembrado. A legítima personificação do herói para a "pátria de chuteiras". "E o que vem agora??"

"Fechem as cortinas, o espetáculo acabou!"

Agora é, apenas, Ronaldo!

Uma singela homenagem do Mangiare! para um dos maiores craques da história do futebol. Valeu Ronaldo!

Abracile

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Insights di Mangiare!

Discutindo os posts passados sobre o Detalhe, e sobre a atitude de um verdadeiro campeão, cheguei a alguns insights Mangiarísticos!:

Creio que um datalhe deixa de ser um detalhe, e passa a ser um componente decisivo, a partir do momento em que este não é mais um ornamento, não é mais descartável e despercebido.
Quando você percebe que o detalhe não foi simplesmente devido a uma sorte momentânea, mas sim fruto de duras horas de treino, meditação, pensamento e investimento. Talvez até tenha sido percebido por causa de um acaso, mas o mérito foi percebê-lo.

Ou você acha que aquele alecrim na macarronada da nonna é simplesmente um adendo?! Sem aquilo, a macarronada da nonna simplesmente iria virar uma trivial e sem graça macarronada que qualquer brasileiro que nunca falou Mangiare! poderia ter feito! Saiba que aquele alecrim foi um "insight" tido, provavelmente pela sua 'bisnonna' (Bisavó?!) lááá na Toscana, quando ela percebeu que isto iria transformar um prato corriqueiro em uma explosão de sabores.
É verdade, talvez ela simplesmente tenha deixado aquela bela almôndega do molho a bolonhesa cair em sua horta enquanto cantarolava "CON TE, PARTIRO!", quando recebeu um pepino na cabeça de seu vizinho estupefato, Capri, e uma mera lavagem não foi suficiente para tirar o componente extra que agora se incorporara a receita.

Mas ei, isso não foi o acaso?! Foi, com certeza! Mas o grande mérito é a percepção de que aquele detalhe ocasionado pelo acaso (Pepino di Capri) na verdade poderia ser grande coisa, e você foi lá e investiu, não o descartou e nem jogou a almôndega fora para fazer a mesma macarronada de todo santo Domingo...

Parafraseando meu Amicco di Blog, esteja atento a tudo ao seu redor! De repente o maior insight da sua vida não passou de um acaso, de um detalhe, e você não estava lá pra ver.

Abraccile!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Il Detaglio Decisivi

Beeeene amiggi di Mangiaaare!

Estava aqui lendo mais um belo post de meu sócio blogueiro, vi os nomes Anderson Silva e Vitor Belfort, e resolvi escrever um pouco da tão falada "luta do século".

Dois dos maiores nomes do MMA (mixed martial arts, como acabou se denominando as antigas "lutas-livre") mundial, ambos brasileiros, se enfrentando para decidir quem poderia emergir como um possível lenda do esporte. Muita provocação, preparação, treinos e estudos destes guerreiros levaram multidões à frente das telinhas para acompanhar o épico embate, e, finalmente, ele aconteceu.

Passados míseros três minutos e meio de luta...PÁ! Um chute certeiro vindo de algum lugar que ninguém, nem quem teve o privilégio de assistir à luta ao vivo viu de onde, e toda a expectativa criada em cima do evento se foi. A partir daquele momento, Vitor era o derrotado e Anderson mantinha-se como o campeão dos pesos-médios do maior campeonato de MMA do planeta...

...Qui bon...

...já diria a senhorinha de aparência pacata, serena, tranquila (e mongolóide) do programa "Pânico na TV".

Obviamente, em uma luta que colocava em jogo o título, alguém tinha de se sagrar campeão!

"Porca madonna Santtini, mas com UM chute o cara ganhou a luta e continuou campeão...aposto que o outro lutador era muito melhor do que ele!"

Pode ser...mas o tal chute o pegou desprevinido, e este detalhe foi crucial na determinação do resultado. Independentemente da habilidade de ambos e de o golpe apresentar um certo grau de dificuldade, ainda assim, o detalhe de ter sido algo surpreendente decidiu a luta...

...e por muitas vezes é assim que muitas situações são resolvidas mesmo.

Preste atenção nos pormenores e, talvez, você consiga perceber o porquê de ter chegado onde está hoje.

Enfinni, por oggi fico por aqui sexy leittori.

Abracilee

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Las Adversitutti

Buona noche cari lettore,

Esse post foi inspirado por conversas e experiências recentes, e até um pouco por Belfort e Anderson Silva. Mas, principalmente, por uma conversa com pessoas muito mais próximas e queridas.
Que vocês nunca tenham medo de pisarem no acelerador, ou no freio, quando for preciso.


Quando paramos e refletimos sobre isso, entendemos que o forte não é aquele que não se envolve, não se emociona, não grita e não perde as estribeiras.

O forte, porém, é aquele que, na frente das adversidades, pode sim sentir medo! Pode sim chorar e pedir ajuda; Pode sim gritar e perder a razão e, inclusive, pode sim perder! Entretanto, no nascer do novo dia, o forte está diferente. Ele já não é a mesma pessoa de ontem. O forte enfrentou, se abalou e sofreu, mas aprendeu e saiu intacto do poço de dúvidas no qual caiu.
O forte é aquel eque hoje é capaz de olhar para o ontem e entender que os problemas de outrora foram resolvidos, e hoje não passam de afazeres na rotina.

O novo assusta, o novo dá muito medo, o novo pode ser bom ou ruim, só depende de irmos lá e descobrimos do que se trata! Por que quer saber?! Não tem nada a ver com esperança ou espiritualidade, mas é que tudo dá certo no final mesmo! Temos que acreditar nisso, por que invariavelmente é isso o que acontece. Como um Inglês que sempre sai com seu guarda-chuva, devemos nos preparar para o pior. Mas do que adianta levar este se ele está no Atacama?! O pior raramente acontece. E, se acontecer, essa experiência irá lhe agregar algo. Mas como?

Na pior das hipóteses, essa experiência nos tornou um ser mais consciente, e isso já seria o suficiente. Mas mais do que isso, essa experiência nos tornou um filho melhor, um namorado melhor, um amigo melhor, um pai melhor, um ser humano melhor.
Sim, aquela pessoa que todos nós idealizamos para nós mesmos! São essas adversidades que nos deixam um pouco mais próximos do esclarecimento próprio e daquela pessoa que sempre desejamos ser, mas que só conseguimos ser no longo prazo.

Isso sim que é um forte ser humano! Aquele que tem muitas dúvidas e medos, mas mesmo assim vive a vida um dia após o outro, pois é o único modo de lidarmos com o tempo e com tudo que dele depende. Ainda não conheci nenhum Dr. Brown com o seu DeLorean...

Abraccile!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bienvenutti al Brasile!

Buooon Giooornooo leittori ma sexy di tutti il mondo!

Che beleccile, che maravilha! O portuliano mais non sense do Brasil volta à atividade depois de algumas semanas polêmicas aqui no Mangiare!.

E, falando em polêmica...mi amiggi, que é que acontece no Egito!?!?! Pelo amor de Alá, Mohammad, Mustafá, Jatobá e qualquer que seja o Deus protetor dos camelos que eles acreditam por aquelas terras.

Inclusive, ultimamente temos visto diversos protestos populares ao redor do mundo. Desde 2007, 5 grandes manifestações chamaram a atenção de todo o mundo a fim de mudar seus governos, políticas, legislações...Que bonito não!?

E eu acho ainda mais bonito assistir ao "Bom Dia Brasil" de manhã e ver os comentários dos apresentadores, do tipo "É fantástico ver a sociedade egípcia brigando por seus direitos, se revoltando contra a ditadura e bibibi, bobobó..."

Que balela!! Bonito é falar isso em rede nacional sobre os problemas sociais e políticos dos outros, mas quando o assunto são os nossos...depende de quem dá mais, certo!?

Paisinho movido a interesse, eleito por um curralzinho eleitoral mequetrefe (como diria meu avô sobre os pogobols, "brinquedinho mequetrefe"), corrupto e dirigido por uma elitezinha sem escrúpulos e princípios! Comovam-se com a mobilização estrangeira, mas, ao menos, chorem a própria desgraça!

Àqueles que se acham habitantes de uma democracia e acham que concentração excessiva de poder é problema dos outros, olhe bem o que acontece por aqui e...surpresa! Seja bem-vindo à República Ditatorial Brasileira...

Grazie pelos comentários recentes.

Abracile!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Aristotelli Pensantti

Mangiare! Ô, ô!
"Pensar requer ócio".

Essa semana mesmo mesmo ouvi:
-"O que é que ele (não) está fazendo que tem tempo pra pensar em tudo isso?!", dito com um tom de indignação.
- "Já eu não, eu não tenho tempo!", dito com muito orgulho.

Desde quando não ter tempo virou motivo de ter orgulho??
Todo homem/mulher bem sucedido, quando perguntados sobre a chave do sucesso, já logo dizem: "Muito suor e trabalho".

Bom, concordo que muito suor e trabalho seja imprescindível! Afinal, se você se dedica mais e sua (do verbo "suar", e não "soar" como um sino...) mais que seu colega ao lado, você provavelmente exercerá aquela atividade com maior maestria.
Mas de qualquer maneira, na minha curta carreira já vi tanto sem noção saindo às 20:00h quanto gente fantástica e genial saindo às 17:00h.

Logo, creio eu, as mesmas pessoas questionadas acima sobre qual é a chave do sucesso numa empresa, esqueceram de alguns ítens que, julgo serem muito mais essenciais:

- Timming;
- Estar no lugar certo, na hora certa;
- Ter muita, muita sorte;
- Conhecer alguém no lugar certo.

Outra hora tento discorrer sobre estes mas, a questão em que quero chegar, depois de tudo isso, é que no sentimos na obrigação de trabalhar em horas, e não em eficiência. Por que sentimos na obrigação de trabalhar para os olhos alheios, e não para quem realmente devia nos medir?! Nós mesmos.

Voltando a frase inicial, Aristóteles diz que "Pensar requer ócio". Para ter ócio, você precisa ter tempo livre. Para ter tempo livre, você ou precisa ter poucas atividades, ou ser muito eficiente. Escolha por esta última, ou a primeira dependendo dos seus objetivos, mas escolha passar mais tempo com sua namorada, família, amigos e exercendo seus hobbies. Ou simplesmente pensando!

Abraccile,

sábado, 22 de janeiro de 2011

Emprezzi x Stato - Ma che il Stato tem a ver??

Buongiorno cari lettore!
Tutto bene?!

Inspirado na última sessão do Manigiare!, estive pensando...
Pensando sobre a política que o nosso país está adotando, e sobre o mal que ele está fazendo ao povo brasileiro.

"Mas como por comida na mesa do povo brasileiro faz mal a ele?!"
Calma lettore! Não disse que por comida na mesa do povo brasileiro faz mal, mas sim em como colocar comida em sua mesa.

"Como dar assistência a quem não tinha faz mal a ele?!"
Calma lettore! Não disse que dar assitência a quem não tem faz mal a ele, mas sim em como fazer isso.


Fazendo uma analogia a uma empresa a qual, mesmo vendo como um modelo que não perdoa às ineficiências, peca neste quesito: Benefícios.

Poxa, quer dizer que dar vale alimentação, convênio médico e vale academia aos funcionários faz mal a ele? Sim, e não!

Não, pois o funcionário tem que ter todas estas últimas sim! Mas sim, em como fazer isso.

É mais ou menos falar o seguinte: "Olha, nós vamos te pagar muito mal! E você não vai ter condições em ter 'regalias' como direito à saúde e alimentação, então, dígno de uma compra no Groupon, nós vamos 'prensetear' vocês 100 funcionários que aderiram ao plano, com este belo benefício! Você terá direito à R$5,50 por dia para comer na Faria Lima em São Paulo! Olha só que beleza! Quantas opções..."

A minha proposta utópica é remunerar de uma meneira que esta pessoa seja apta a ter todas as últimas, mas por conta própria. Não é papel da empresa cuidar da alimentação das pessoas que lá trabalham, nem da sua saúde e nem buscá-lo e deixá-lo em sua residência. É papel da empresa remunerá-lo de acordo que este possa ter tudo isso em sua vida, sem depender de assistencialismo.

Assistencialismo, que nada difere do paternalismo, trata adultos como se fossem adolescentes que só sabem reclamar disso e daquilo. Ao invés de darmos a opção e meios de escolha a ele, nós simplesmente cobramos uma quantia simbólica para ele ter direito àquilo. E, não raramente, ele só reclama. Isso só cria adultos mimados e pueris. Não estou criticando estes, mas sim a mãe, que é culpa dela mimá-los.

Claro que a política assintencialista é um tapa-buraco que nunca vai deixar de existir, pois é uma daquelas culturas que já entrou tanto na nossa sociedade que raramente contestamos. Uma solução, então, seria que cada um cuidasse dos seus benefícios do jeito que quer. Isso ao menos gera responsabilidade, e o adolescente reclamão volta a ser adulto responsável.

Qualquer semelhança com o Estado...

Abraccile!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Brasiliano Coitaddi!

Snif, Snif...Chuif...Buááá...

Perdi tudo que eu tinha. Larguei tudo por esta casa, era minha vida, meu sonho...passei por cima de tudo e todos para construí-la onde me disseram ser proibido...se foi!

Tenha dó de mim! Ou melhor, cuide de mim! Não tenho para onde correr. Perdi meus familiares, meus bens, tudo! Me ajude, pois eu não tenho mais saída. Eu e meus outros milhões de conterrâneos invadimos as grandes cidade, entupimos seu sistema de transporte, saúde, educação e abastecimento, somos causadores de tragédias de grande porte, mesmo sendo avisados de que podemos causá-las, recebemos dinheiro dos impostos pagos para não fazer absolutamente nada, gastamos o mesmo, muitas vezes em cigarro e bebida, deixamos nossos filhos ao léu, mas, agora que eu sou um coitado....sinta pena de mim!

Paguei o prefeito, o vereador, o perito e o governador, e agora...tudo lama abaixo!

Tenha dó de mim. Eu e meus comparsas corrompemos, passamos por cima da constituição, lucramos com loteamentos irregulares que fizemos ser aprovados, e agora as casas que tínhamos neste mesmo local estão debaixo de uma avalanche de terra. Sem contar as pessoas que ajudamos a matar nesta catástrofe pré-anunciada! Minha família não conversa mais comigo e estou sozinho...sou um coitado, me ajude...tenha pena de mim!

HAHAHA!

Da minha televisão, aqui no meio do cerrado, eu rio de vocês! Palhaços! Se apresentam diariamente na televisão, seja em tragédias naturais, sociais ou em passeatas, eventos cívicos...rio da sua desgraça, da sua angústia, do seu desespero e da sua boa vontade! Rio da ignorância de uns e da imobilidade de outros.

Rio de vocês, que fingem que se importam, e de vocês que se mobilizam para discutir o assunto...rio de quão acima de todos eu estou, e o quão poderoso isto me faz sentir...o dinheiro que era pra ajudá-los a evitar tais catástrofes está muitíssimo bem investido no meu iate...

Coitados mesmo, são todos vocês, impotentes brasileiros! Assistindo mais uma vez a mais uma tragédia (sim, elas acontecem todo ano), se comovendo com isto, mesmo sabendo que, de todas as centenas de óbitos registrados, se as pessoas não migrassem de maneira desordenada e irresponsável, não fossem gananciosas e inconsequentes, não fossem desavisadas (estes sim, coitados) não estaríamos assistindo a mais este massacre natural.

Abracile!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chuvi a Roddi!

Por Dio Mio! Não para de Chover!
O que é isso?!
Deve ser o aquecimento global!
O mundo está acabando! Deslizamentos em Teresópolis e nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro! Estado de Calaminadade!
Ano passado, e nunca antes na história...

- Opa! Pera lá...

É engraçado como temos memória curta!
Pois sabem o que?!
Ano passado, cari lettore, foi exatamente a mesma história!
"Mas, mas.. Conejetti... E ano retrasado?!"
- Foi exatamente a mesma história, cari lettore!

E o mais fantástico de tudo, quer saber?! Ano que vem será igual!

Todos sabem que um país tropical é marcado, simplificadamente, por uma estação quente e chuvosa e outra fria e seca. Espanto-me em todo ano ouvir a mesma coisa! Poxa, vocês tem memória curta?!

E pior que isso, é ficar impressionado e triste com um deslizamento de terra. Desculpe-me se pareço um pouco frio, mas é algo totalmente previsível. Ou vocês não se lembram do reveillon 2009/2010 em Angra?!

"Poxa, mas não aconteceu em Nova Friburgo ano passado! E agora aconteceu lá!"

Por que você acha que uma obra precisa de um engenheiro?! Ele não construiria uma casa ali, meu caro! É engraçado como ficamos com ódio de uma ocupação ilegal mas, no dia seguinte, morremos de dó por que o "coitado" perdeu a pipoqueira arno dele na enchente.

Poxa, vocês tem memória curta?!
Parem de culpar o aquecimento global, o prefeito atual ou São Pedro, nenhum é culpado pela sua desgraça.

Abraccile!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Balancetti 2010- Il inizio di 2011

Buoooon Giorno cari leittori!

E felice ano nuoovo! Um pouco atrasado, confesso, até porque 2010 parece ter levado consigo o pouco de inspiração que eu tinha para escrever as tradizionales monguices mangiarísticas, mas aqui estou eu de novo.

Pois bem, como começar 2011, então, com o pé direito? Ou esquerdo, no caso de você ser canhoto??

Não tenho a menor idéia. Na verdade, endossando o que foi brilhantemente postado aqui no Mangiare! por meu inteligentíssimo sócio de editoriais, acho uma completa balela esta história de "este ano vou blá, blá, blá...". Caso realmente quisesse teria começado em uma terça-feira qualquer, e não no dia 1º de janeiro do ano x ou y.

Por isto mesmo, acho que, se acreditamos mesmo que a passagem dos anos representa marcos temporais, e que temos uma chance de começar do zero e toda aquela ladainha que inunda a cabeça de todo o mundo no período entre o Natal e o Ano-novo, por que não fazemos um balancete do que foi cumprido no ano anterior??

Balancete?? Cumprido??

Sim, lerdíssimo leittori que não compreendeu a viaggio ainda! Ao invés de ficarmos sonhando com o que iremos fazer no ano seguinte, deveríamos avaliar o que fizemos no ano anterior. A partir daí tenho certeza que muitos trocariam metade dos sonhos inatingíveis como "vou ganhar na mega-sena, ficar milionário e comprar uma fonte de zircônio para colocar em cima do meu fuscão conversível", para corrigir algumas cagattiles.

Obviamente não estou dizendo para ficarmos tapando os buracos do ano anterior, afinal, as águas já moveram o moinho e o leite já foi derramado, mas tenho certeza que isto daria um exercício de reflexão fantástico para realmente aprendermos com os nossos erros e nos tornarmos pessoas melhores.

Portanto, para 2011, ao invés de prometer de novo que você vai perder 16,3 kgs, e que vai estudar mais e guardar 87% do seu salário todo mês, pense no porquê de não ter conseguido fazer isto no ano passado. Talvez desta vez você consiga melhorar um pouco.

Um buono começo de 2011 para tutti il buono leittori!!

Abracilee

domingo, 2 de janeiro de 2011

Anno Nuovo! E daí?!

Buon Pomeriggio cari Lettore!!

Ma che! Primo post di Nuovo Anno! 2011!
Felice Anno Nuovo! Che Tutti... Pera lá!

Ano novo, ok! Mas a pergunta que fica é: "E daí?!"

Poxa, concordo, 365 dias são duros, é cansativo, tivemos muitas alegrias e tristezas, muitas realizações e algumas frustrações e, no dia 31/Dez este saldo pode ter sido negativo ou positivo. Ok!

Mas essas promessas de ano novo "AH, esse ano eu emagraço!" "AH! Esse ano eu já coloquei nas minhas metas que vou aprender inglês!" "AH! Esse ano eu vou entrar mais no Mangiare!!" "AH, esse ano vou finalmente começar a minha pós graduação!" "AH! Esse ano eu viajo pra Turquia!" "AH, esse ano eu aprendo a pular de pogobol!".

Amicco, olá! Oi! Você não vai fazer isso... E sabe por quê?! Como sabiamente cantado pelo poeta dos Rolling Stones, Mick Jagger, "Old Habits Die Hard"! O que significa que velhos hábitos só são mudados quando há força de vontade, e não só por que virou o ano!

Um fumante não vai parar de fumar por que está em 2011! Ele não parou de fumar no Reveillon de 2009/2010, por que 2011 seria especial?

O cara mala, continuará sendo mala! Ele ainda pensará que suas "realizações" são legais o bastante para se contar em alto e bom tom a um grupo de pessoas totalmente desinteressadas na sua história!

A pessoa amiga, continuará sendo! Pois é da natureza dela!

Assim como as ondas continuarão a lavar os 7 mares, assim continuaremos em 2011, a não ser que haja muita reflexão, muito autoconhecimento e, principalmente, muita vontade!

Que tal fazer uma promessa de que vai começar sua pós graduação em Fevereiro, depois de pesquisar, olhar para trás, se projetar a 5 anos e entender e saber aonde quer estar, para então fazer uma escolha mais clarificada na razão?

Que tal se tocar que está acima do peso na 3a feira, e começar o regime e a atividade física na 3a feira mesmo? Por que esperar até 2a da semana seguinte? Quem disse que o nosso ritmo biológico segue o ritmo imposto pelo calendário Gregoriano, Juliana, Hindu, Asteca ou seja lá qual você segue...?!

Eu faço este pedido de ano novo a vocês, cari lettore, que parem de viver em ilusões.
Por que quer saber?! Ninguém liga pra elas! E pior, parem de espalhá-las, pois já está virando piada. Cuidado com o Facebook, ele é perigoso!

Abraccile,